A editora Tabla e o @des.orientese se juntaram a outros parceiros com um objetivo: amplificar a cultura, a arte, as memórias e as histórias da Palestina, partindo do princípio do Desoriente-se que é “desorientar” aquilo que nos foi dito e repetido pelo mainstream durante décadas. A nossa missão é mostrar que, se arte é resistência, o povo palestino é feito de arte. Para isso, preparamos uma lista de filmes que contam histórias de Gaza, desde a resistência diante da ocupação israelense até a vida cotidiana da população de 1,8 milhão de pessoas que vivem e inventam uma nova Gaza todo dia!
Esta parceria tem como intuito trazer ao mundo o projeto “Gaza, terra da poesia”, uma antologia que reúne poemas de 17 jovens poetas nascidos em Gaza, na Palestina, dentre os quais o organizador da coletânea, Muhammad Taysir. A edição brasileira, que a Tabla lança este ano, será a primeira tradução mundial da obra.
Compre o livro aqui e confira a lista de 10 filmes para conhecer Gaza!
Conto das três joias (1995)
Tale of the Three Jewels, em inglês, traz a história de algumas crianças durante a ocupação israelense em Gaza. Dentre elas, está o garoto Yusef vuve ba Faixa de Gaza com sua mãe e seu pai enquanto seu pai está encarcerado pelas forças israelenses. Quando ele se apaixona pela menina Aida, ela pede que Yusef encontre três joias que estão faltando de um colar.
Morte em Gaza (2004)
Death in Gaza é um documentário de 2004 sobre a questão Palestina, a partir de três territórios: Cisjordânia, Gaza e Rafah, e a partir da história de três crianças: Ahmed e Mohammed, ambos de 12 anos, e Najla, de 16 anos. Durante as filmagens, o produtor e diretor James Miller foi assassinado por um soldado israelense.
Lágrimas de Gaza (2010)
Tears of Gaza é um filme norueguês de 2010 sobre a ocupação israelense em Gaza vista pelos olhos de um grupo de crianças palestinas, usando imagens produzidas pela própria população de Gaza.
Gaza, nós estamos chegando (2010)
Gaza We Are Coming conta a trajetória dos fundadores do Movimento de Gaza Livre e da quebra do bloqueio marítimo israelense, ocorrida em 2008. Disponível no YouTube.
Gaza Deixada no Escuro (2012)
Gaza Left in the Dark retrata as constantes quedas de energia causadas pelo fornecimento limitado de eletricidade em Gaza e o seu impacto na vida cotidiana dos palestinos daquela região. O corte constante de energia impede que eles fiquem ativos nas redes sociais, denunciando a situação. Disponível no YouTube.
Nascido em Gaza (2014)
Born in Gaza é um documentário cujo foco está na ocupação israelense na Palestina e seus efeitos sobre as crianças de Gaza. O filme acompanha a história de cerca de dez crianças que contam como é sua vida cotidiana após o horror da guerra em Gaza no verão de 2014.
Samouni Road (2018)
Em uma pequena comunidade de agricultores de Gaza, a família Samouni está prestes a celebrar um casamento. Vai ser a primeira celebração desde o último ataque. Amal, Fuad, seus irmãos e primos perderam seus pais, suas casas e suas oliveiras. Ao reconstruir as lembranças dos sobreviventes, o filme retrata uma família antes, durante e depois de um evento trágico.
Gaza luta por liberdade (2019)
Gaza Fights for Freedom foi filmado durante o auge dos protestos da Grande Marcha do Retorno, contendo imagens exclusivas dessas manifestações nas quais 200 civis desarmados foram mortos por atiradores israelenses desde 30 de março de 2018.
Mais forte que as palavras
Stronger than Words é um filme que retrata a história da comunidade surda de Gaza. Antes dos ataques israelenses de julho de 2014, havia aproximadamente 15 mil surdos em toda a Faixa de Gaza, de uma população total de 1,8 milhão. O longa apresenta muitas figuras fortes desta comunidade vibrante, vivendo seu cotidiano.
Gaza (2019)
Gaza é um documentário de 2019 dirigido pelos cineastas irlandeses Garry Keane e Andrew McConnell, que estreou no Sundance Film Festival. O filme é um belo retrato de cidadãos comuns de Gaza, levando vidas significativas para além das cenas de violência.