Por que contamos histórias? Por que somos fascinados em ouvir histórias? Contar histórias sempre foi uma forma de sobrevivência. Através das narrativas, sejam elas orais ou escritas, mantemos nossa língua, nossa memória, nossa terra e nossos antepassados vivos. A imaginação serve como ponte entre o mundo real e os mundos inventados e projeta nas pessoas promessas de um futuro melhor.

No Oriente Médio não é diferente e, desde clássicos como “As mil e uma noites”, contar histórias é uma das principais ferramentas para resistir às injustiças e atravessar os tempos preservando memórias e culturas.

A Editora Tabla separou 5 livros sobre contar histórias, três deles publicados pela editora e outros dois publicados pela @globolivros e pela @companhiadasletrinhas.

1- Uma história inventada do começo ao fim, de Sonia Nimer

Nessa fábula da autora palestina Sonia Nimer, ilustrado por Raouf Cray e traduzido por Maria Carolina Gonçalves, um príncipe decide se casar com uma moça inteligente. Então, ele decide realizar um concurso de contação de histórias, e a vencedora será aquela que contar uma história inventada do começo ao fim.

2- Istambul, Istambul, de Burhan Sönmez


No livro Istambul, Istambul, do curdo-turco Burhan Sönmez, traduzido por Tânia Ganho, contar histórias torna-se uma forma de fuga e de resistência para quatro prisioneiros diante da rotina de torturas pela qual são submetidos em uma cela subterrânea em Istambul.

3- O arador das águas, de Hoda Barakat

A obra da libanesa Hoda Barakat, traduzida por Safa Jubran, é uma tessitura de histórias que são costuradas como o delicado fio da seda, em que se misturam histórias reais, ficções e as memórias do narrador Niqula por uma Beirute assolada pela guerra.

4- As mil e uma noites

O livro de contação de histórias por excelência, com narrativas contadas dentro de outras narrativas por Sherazade. Esse clássico da literatura árabe foi traduzido para várias línguas e, desde o século XVIII, fez grande sucesso. No Brasil, seus 5 volumes foram traduzidos por Mamede Jarouche.

5- Nasrudin, de Regina Machado


De autoria de Regina Machado e com ilustrações de Angela-Lago, a obra traz histórias de Nasrudin, personagem originário do folclore da Turquia. Ele é um mulá que parece ingênuo, mas é mais esperto do que todos nós, com enigmas lógicos e soluções mirabolantes.

Assine nossa Newsletter