Quatro prisioneiros políticos — um médico, um barbeiro, um estudante e um velho revolucionário — convivem nas celas subterrâneas do centro de tortura de Istambul. Ao longo de dez capítulos, dez dias, eles compartilham histórias e suportam sua condição criando um universo paralelo de fantasia e recordação. Esses quatro homens se alternam na condução da narrativa de cada um dos capítulos, e criam, com episódios, anedotas e confissões, um mosaico de suas biografias. O leitor ganha então intimidade e empatia com esses personagens, descobrindo, pouco a pouco, a história de cada um e o que os levou às masmorras de Istambul. 

O tempo da narrativa é dividido entre o tempo subterrâneo e o tempo lá de cima, e, ao longo do romance, o relato se desloca do interior da cela para a superfície, de uma Istambul oculta para uma Istambul de cartão postal. Mas as duas são, afinal, uma única e mesma realidade: há tanto sofrimento na esplendorosa Istambul, quanto nas celas subterrâneas. E Burhan Sönmez, ao mesmo tempo que revela a crueldade insuspeita da superfície, ilumina, de forma inesperada e magistral, com o poder da palavra e da imaginação, a escuridão gelada das masmorras; o autor mergulha na realidade mais cruel, na condição mais desumana e dramática da existência, sem perder de vista a beleza, a compaixão, a imaginação, o otimismo e até mesmo o senso de humor. Istambul, com todos os seus contrastes e contradições, é a verdadeira protagonista desse romance. Como disse a autora turca, Elif Shafak, “Sönmez revive não apenas as histórias de uma terra, mas também sua consciência ferida”. 

Istambul Istambul é uma declaração de amor à cidade, um amor nada cego, muito lúcido, corajoso e sem ilusões.

Conheça o livro: Istambul Istambul

Burhan Sönmez é uma das vozes mais importantes da atual literatura turca. Nasceu em 1965, na Turquia, na pequena cidade de Haymana, 70 km ao sul de Ancara. Mais tarde mudou-se para Istambul onde trabalhou como advogado e também como jornalista, escrevendo sobre literatura, cultura e política para diversos jornais e revistas. Publicou seu primeiro romance, Kuzey, em 2009. Istambul Istambul, publicado na Turquia em 2015, é seu terceiro romance e foi traduzido para mais de vinte idiomas.

Assine nossa Newsletter