Você conhece livros sobre Beirute? Antes de mais nada, é preciso dizer que Beirute, no Líbano, é uma cidade repleta de histórias. Muitas delas tratam de temas como a guerra civil libanesa, um período que durou aproximadamente de 1975 a 1990, mas todas fazem uso da imaginação para construir um mundo possível. No livro de contos “Beirute Noir”, por exemplo, Iman Humaydan afirmou que Beirute é “uma cidade urbana e rural, de violência e perdão, de lembranças e esquecimento”.


Fizemos uma lista de 5 livros para conhecer a cidade de Beirute!

1. O arador das águas, de Hoda Barakat

Niqula Mitri é um homem solitário que percorre a cidade de Beirute, devastada pela guerra, recordando as histórias de seu pai e de sua mãe egípcia, sua relação com a amada Chamsa. Da mesma forma, relata vários episódios da história universal que costuram, em sínteses vertiginosas, o seu amor pelos tecidos.

Saiba mais sobre o livro aqui!

2. Beirute Noir, org. de Iman Humaydan

Com organização da escritora libanesa Iman Humaydan, Beirute noir, reúne 15 contos de 14 autores libaneses e um palestino nascido e criado em Beirute, formando um mosaico de perspectivas muito diferentes sobre a mesma Beirute. No entanto, todas as histórias evocam a guerra civil libanesa (1975-1990).

Saiba mais sobre o livro aqui!

3. Memória para o esquecimento, de Mahmud Darwich

Mahmud Darwich, o grande poeta da Palestina e um dos mais importantes do mundo árabe, descreve um longo dia de agosto de 1982, durante a invasão israelense ao Líbano e o cerco a Beirute, em meio à Guerra Civil Libanesa.

Saiba mais sobre o livro aqui!

4. Beirute, eu te amo: um relato, de Zena El Khalil

Em meio aos conflitos cotidianos da guerra civil do Líbano, Zena e sua melhor amiga, Maya, antes de mais nada, tentam dar um sentido à vida e chegar a um entendimento em relação às várias obsessões em torno da cidade de Beirute. As recordações da personagem colocam o amor e a arte em contraponto à presença ameaçadora e constante da guerra. O livro foi publicado no Brasil pela Editora Martins Fontes.

Saiba mais sobre o livro aqui!

5. No final ficam os cedros, de Pierre Jarawan

Esse romance segue a história de Samir, cuja família fugiu do Líbano para a Alemanha. Quando seu pai desapareceu sem deixar vestígios, Samir tinha apenas oito anos. Agora, vinte anos mais tarde, ele parte para Beirute, numa viagem que deve unir presente e passado, a fim de decifrar o enigma desse desaparecimento. O livro foi publicado no Brasil pela Editora Jangada.

Saiba mais sobre o livro aqui!

Esses foram os 5 livros sobre Beirute que separamos. O que achou da lista?

Assine nossa Newsletter