A editora Tabla e a @juventude_sanaud se juntaram a outros parceiros com um objetivo: amplificar a cultura, a arte, as memórias e as histórias da mulheres e homens palestinos. Nosso objetivo é desfazer narrativas e estereótipos para revelar uma Palestina que é feita, acima de tudo, de uma cultura viva. Hoje, queremos mostrar algumas pessoas palestinas que tiveram sucesso em suas profissões ao redor do mundo. Tem gente no mundo da música, na engenharia e até no levantamento de peso! Quer conferir?

Conheça também o nosso projeto “Gaza, terra da poesia”, uma antologia que reúne poemas de 17 jovens poetas nascidos em Gaza, na Palestina, dentre os quais o organizador da coletânea, Muhammad Taysir. A edição brasileira, que a Tabla lança este ano, será a primeira tradução mundial da obra.

Compre o livro aqui!

A tradução é uma iniciativa do GTPAC – Grupo de Tradução da Poesia Árabe Contemporânea, coletivo coordenado por Michel Sleiman (@micslei) que também assina a edição brasileira do livro ao lado de Safa Jubran (@safajubran). Ambos conduziram a tradução do livro, junto aos alunos e ex-alunos da Graduação e da Pós-Graduação de Língua e Literatura Árabe da USP.

Elyanna – Música

Nascida em uma família musical – o avô de Elyanna é poeta e cantor palestino e sua mãe também é poeta– Elyanna, de 20 anos, cresceu cercada pela música e sempre sonhou em se dedicar somente a essa vocação. E foi com o apoio inabalável da família que ela se mudou da Palestina para a Califórnia para que ela pudesse realizar esse sonho.

Porém, a tarefa de deixar a própria terra não foi fácil: “Nunca vou me sentir em casa [aqui] e eu sei disso. O lar é a Palestina e pronto. Ainda estou aprendendo, ainda estou me adaptando”.

Com seu EP de estreia “Elyanna”, lançado em fevereiro de 2020, ela acumulou milhões de streamings, liderando várias paradas de sucesso.

Zeyne – Música

Zeyne é uma jovem cantora, compositora e musicista jordaniana/palestina. Herdeira da de sua avó e de sua mãe, Zeyne cria músicas na esperança de se conectar com outras pessoas ao redor do mundo. 

Ela viralizou nas redes sociais através do seu instagram @tuneswithzein, em que faz apresentações vocais singulares. Rapidamente, ela se tornou um sucesso em todo o Oriente Médio. Agora, Zeyne procura mesclar suas influências musicais globais em um som árabe único, na busca de ultrapassar os limites convencionais da música árabe.

Bella e Gigi Hadid – moda

As duas irmãs supermodelos são um destaque mundial, ambas nascidas nos Estados Unidos e filhas do empresário palestino Mohamed Hadid. As duas tiveram uma carreira meteórica no mundo da moda, tendo participado dos principais eventos mundiais. Bella Hadid é ativista da causa Palestina e afirma diversas vezes em entrevistas que é muçulmana. Na época do governo Trump, a modelo teceu várias críticas ao presidente de extrema direita. 

Leia também: O arador das águas, Hoda Barakat

Annemarie Jacir – cinema (diretora)

Annemarie Jacir é uma cineasta, escritora e produtora palestina. Ela atua no cinema independente desde 1998 tendo escrito, dirigido e produzido vários filmes premiados. Dois de seus filmes estrearam em seleções oficiais dos festivias de Cannes,  Berlim, Veneza, Locarno, Rotterdam, Toronto e Telluride. Seus três longas-metragens foram selecionados para concorrer ao Oscar de FilmeEstrangeiro representando a Palestina.

Ela é faz parte da Asian Pacific Screen Academy e do conselho do Palestine Cinema Days. Ela lecionou na Columbia University, Bethlehem University e Birzeit University e em campos de refugiados na Palestina, no Líbano e na Jordânia

Loay Elbasyouni – Os palestinos na engenharia (De gaza para marte)

Loay Elbasyouni é um engenheiro elétrico palestino que ajudou a projetar o rover Mars Perseverance, que colocou o Ginny, helicóptero robótico que está operando em Marte desde 2020. Ele foi líder da área de eletricidade e eletrônica na equipe responsável por construir o helicóptero Ingenuity. Em 2012, Elbasyouni começou a trabalhar para uma empresa que foi contratada da NASA.

Elbasyouni não retorna à Palestina desde 2000 e viu sua família pela última vez em 2011 na Alemanha, onde eles agora residem. por conta da insegurança que viviam em Gaza, em consequência das restrições colonialistas impostas aos palestinos pelas autoridades israelenses e egípcias.

Conheça também o livro Gaza, terra da poesia, que reúne poemas de 20 poetas jovens de Gaza.

Mohammed Hamada – levantamento de peso

Mohammed Hamada é um halterofilista palestino de Gaza. Ele é o primeiro palestino a competir no esporte nas Olimpíadas. Para poder competir nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020, Hamada deixou Gaza várias semanas antes das Olimpíadas para evitar problemas de viagem, tendo garantido seu lugar depois de participar de seis competições internacionais de qualificação desde 2019. Seu irmão Hussam é o treinador da equipe nacional de levantamento de peso da Palestina. Para ver as dificuldades que passam os palestinos apenas para praticar um esporte!

Wesam Abu Rmilah – judô

Wesam Abu Rmilah é um judoca da Palestina nascido em Jerusalém, em 10 de dezembro de 1995. Seu pai também competiu no judô pelos palestinos a e agora trabalha como treinador de Wesam. Seus irmãos, Ahmed e Amr, também representaram seu país no judô. Ele participou do Campeonato Mundial de Judô de 2013, no Rio de Janeiro, e depois se classificou para a edição de 2015, em Astana. Ainda competiu  nos Jogos Asiáticos de 2018, na Indonésia, no Campeonato Ásia-Oceania de 2019, em Abu Dhabi, e no Grande Prêmio de 2017, em Antalya. Foi escolhido para representar o judô entre os palestinos nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, na categoria 81 kg masculino.

Assine nossa Newsletter