Tudo que você precisa saber sobre o minicurso Breve história do Iraque

Você já conhece os minicursos da Tabla? Em nossos minicursos apresentamos temas relativos aos nossos livros e aprofundamos assuntos que dizem respeito ao Oriente Médio e o Norte da África. Os minicursos são voltados para professores, estudantes, pesquisadores, leitores, curiosos e qualquer um que esteja interessado em conhecer mais sobre estas culturas e histórias.

Quem já conhece a editora sabe do papel essencial que ela vem realizando na divulgação das literaturas dessas regiões, promovendo discussões e ajudando a desconstruir os estereótipos. Seguindo essa tradição e diante da riqueza de conteúdo dos livros, os minicursos buscam justamente aprofundar temas que giram em torno das obras, a fim de complementar e expandir a leitura.

Nos meses de junho e julho, a Tabla realizou o minicurso Breve história do Iraque, onde a proposta era investigar a rica tapeçaria de eventos históricos, culturas antigas e desafios contemporâneos do país. Foram três aulas, abordando três momentos históricos marcantes da região: a fundação de Bagdá, a ditadura de Saddam Hussein e a invasão militar estadunidense.

E aqui está tudo que você precisa saber sobre o minicurso Breve História do Iraque! 

AULA 1 – Breve história do Iraque | Bagdá: a joia do Oriente Médio – Profª. Samira Osman

Bagdá, a capital do Iraque, foi fundada em 762 por Al-Mansur, o segundo califa da Dinastia Abássida que sucedera aos Omíadas. A criação de uma cidade nova para ser a sede do novo califado pretendia marcar um novo tempo: uma cidade construída tijolo por tijolo como exclusivamente islâmica, oriental e abássida. 

Com o quinto califa, Harun al-Rachid, Bagdá atingiu o auge de sua beleza e seu esplendor, tendo sido imortalizada no cenário das 1001 noites. Seu brilho seria apagado com a chegada dos mongóis em 1258, que não poupou a cidade da destruição e do saque, e que dizimou boa parte de sua população. Os sobreviventes mantiveram a nostalgia da “Cidade da Paz” ou, simplesmente Bagdá, o nome persa para o “Presente de Deus”. 

Assista a aula aqui:

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS – AULA 1

BISSIO, Beatriz. O mundo falava árabe. A Civilização árabe-islâmica clássica através da obra de Ibn Khaldun e Ibn Battuta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

FLETCHER, Richard. “Um elefante para Carlos Magno”. In: A cruz e o crescente. Cristianismo e Islã, de Maomé à Reforma. RJ: Nova Fronteira, 2003. pp. 43-76.

HITTI, Philip K. “Bagdad e suas glórias passadas”. In: Os árabes. SP: Companhia Editora Nacional, 1948. pp.91-104.

HOURANI, Albert. Uma história dos povos árabes. SP: Companhia das Letras, 1994, pp.23-27

IBN BATTUTA. A traves del Islam. Epublibre.

KENNEDY, Hugh. “Poesia y poder en la corte de los primeiros abasíes” e “El Harén”. In: La corte de los califas. Barcelona: Crítica, 2008. pp. 151-172 e 211-258.

LE BON, Gustave. “Os árabes em Bagdad”. In: A civilização árabe. Curitiba: Paraná Cultural, s/d, Livro Terceiro, cap. II, pp 193-206).

MANTRAN, Robert. “Os abássidas: o império muçulmano”. In: A expansão muçulmana (séculos VII-XI). SP: Livraria Pioneira Editora, 1977. pp. 119-144.

Leia também: 20 anos de invasão: A ocupação norte-americana no Iraque

AULA 2 – Breve história do Iraque | O Iraque de Saddam Hussein: encanto e tirania – Prof. Murilo Meihy

Entre 1979 e 2003, o Iraque foi governado por um líder intenso e controverso: Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti. Ator regional importante em questões relacionadas a temas como: a delimitação de fronteiras territoriais, a participação no mercado de petróleo, e a disputa por poder internacional, Saddam Hussein defendeu um projeto bastante agressivo para um país com uma complexidade social única. 

Ora risonho e carismático, ora severo e repulsivo, todos sempre tem algo a dizer sobre seus anos no poder. Do uso de armas químicas na Guerra Irã-Iraque, das perseguições ferozes aos seus opositores, da invasão ao Kuwait, até a sua captura e enforcamento em 2006, o homem forte do Iraque marcou uma Era polêmica não apenas para o seu próprio país, mas para todo o Oriente Médio e para o mundo.

Assista a aula aqui:

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS – AULA 2

AMARAL, Rodrigo Augusto Duarte. Dinâmicas de poder dos EUA por um Iraque pós-Saddam: a articulação entre o governo norte-americano e as elites do poder iraquiano na década de 1990. 2022. Tese (Doutorado em Relações Internacionais: Programa San Tiago Dantas) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Relações Internacionais: Programa San Tiago Dantas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.

BÁEZ, Fernando. La destrucción cultural de Iraq: un testimonio de posguerra. Barcelona: Octaedro: Flor del Viento, 2004.

KARAM, J. The Boundary Dispute between Kuwait and Iraq: an Endless Dilemma. Digest Of Middle East Studies, 14(1), 1-11. 2005.

MEIHY, Murilo. As mil e uma noites mal dormidas: a formação da República Islâmica do Irã. Rio de Janeiro: Usina de Letras, 2010.

TRIPP, Charles. A History of Iraq. Cambridge University Press, 2007.

YERGIN, Daniel. O petróleo. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

AULA 3 – Breve história do Iraque | Iraque em chamas: invasão americana e turbulência nacional – Prof. Renatho Costa

A “Guerra ao Terror”, parte preponderante da política externa estadunidense pós-11 de setembro de 2001, se configurou no salvo-conduto para que o presidente Bush concluísse o serviço que seu pai havia iniciado na década de 1990. Em 2003, mesmo sem o auspício da ONU, os Estados Unidos decidiram que o governo de Saddam Hussein deveria ser deposto e colocaram em prática a “Operação Liberdade para o Iraque”. Com a queda de Saddam, o Iraque entrou em colapso.

Assista a aula aqui:

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS – AULA 3

ALI, Tariq. Confronto de Fundamentalismos: cruzadas, jihads e modernidade. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2005.

ALLAWI, Ali A. The occupation of Iraq: winning the war, losing the peace. New Haven: Yale University Press, 2007.

BLIX, Hans. Desarmando o Iraque: inspeção ou invasão? São Paulo: A Girafa Editora, 2004.

GHAHAM-BROWN, Sarah. Sanctioning Saddam; the politics of intervention in Iraq. London: I.B.Tauris, 1999.

HERSH, Seymour M. Cadeia de comando: a guerra de Bush do 11 de setembro às torturas de Abu Ghraib. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

KEEGAN, John. A Guerra do Iraque. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 2005.

RAI, Milan. Iraque, plano de guerra. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

STERN, Jessica; BERFER, J.M. Estado Islâmico: Estado de Terror. Amadora, Portugal: Vogais, 2015. 

TRIPP, Charles. A History of Iraq. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

WARRICK, Joby. Black flags: the rise of ISIS. New York: Doubleday, 2015.

WEISS, Michael; HASSAN, Hassan. ISIS, inside the army of terror. New York: Regan Arts, 2015.

WOOD, Nicholas. War crimes or just war? The Iraq War 2003-2005. London: South Hill Press, 2005.

Assine nossa Newsletter