O discurso completo de Anni Kanafani na 51ª cerimônia de recordação do assassinato de Ghassan Kanafani e Lamis Nijem, realizado no dia 8 de julho de 2023
Hoje, mais uma vez, Ghassan e Lamis nos unem. Como todos os anos, nos reunimos para honrar a memória deles e a memória de todos os mártires, aqui, em Jenin, Gaza, Jerusalém, Nablus, em toda a Palestina e ao redor do mundo. Obrigado por se juntarem a nós hoje, na 51ª cerimônia de recordação do assassinato de Ghassan Kanafani e sua jovem sobrinha Lamis Nijem, e por defenderam essa importante causa.
No ano passado, na 50ª cerimônia de recordação do martírio de Ghassan e Lamis, lançamos a iniciativa “Uma Flor para um Mártir” como uma homenagem. Esta iniciativa é um gesto simbólico para honrar e respeitar a memória de todos aqueles que deram suas vidas, e continuam a dar suas vidas, pela Palestina e por todas as causas dignas ao redor do mundo. Enquanto nós estivermos vivos, também manteremos viva a memória deles.
Leia também: O que Mário Quintana e Ghassan Kanafani têm em comum?
Vale a pena mencionar que esta iniciativa está sendo realizada agora e simultaneamente em quatro regiões no Líbano (de norte a sul, passando por Beirute). Torcemos para que “Uma Flor Para Um Mártir” se espalhe por todas as partes e, esperançosamente, mais de uma vez por ano. Nossos mártires merecem isso e muito mais. Este cemitério – O Cemitério dos Mártires da Palestina – é um monumento à história da resistência palestina e da luta por uma Palestina livre. Aqui, mártires de muitas nacionalidades, diferentes religiões e de todas as facções, estão sepultados juntos. Todos tinham um objetivo: uma Palestina livre. É um testemunho da união pela Palestina. Esperamos que essa união que vemos aqui seja exercida por todos para garantir a continuidade e o sucesso na realização desse objetivo.
Leia também: Lydda e Ramla: a expulsão dos árabes da Palestina no verão de 1948
Olhem ao redor, aqui no cemitério dos mártires da Palestina; infelizmente, vocês verão muitos túmulos negligenciados. Alguns deles são os túmulos de jovens mulheres e homens que deixaram suas famílias e os países em que viveram para dedicar suas vidas à luta por esta causa digna que é uma Palestina livre. Muitos deles não têm ninguém presente para cuidar de seus túmulos. Então, por favor, encontrem um túmulo negligenciado de um mártir, peguem sua rosa, sua flor ou sua planta e coloquem no túmulo. Anotem seus nomes, suas datas de nascimento e as datas de seu martírio, lembrem-se deles e guardem-nos em seus corações, mesmo que seja apenas por um dia. Para aqueles que não trouxeram uma flor hoje: gentilmente, circulem com as crianças e ajudem-nas a ler os nomes dos mártires e a descobrir suas idades. Obrigada.
Conheça nosso catálogo sobre a Palestina aqui!