A Nakba, ou a “Catástrofe” palestina, marca a destruição da pátria dos palestinos com a criação do Estado de Israel, em 1948, quando ocorreu o deslocamento forçado da maioria dos palestinos árabes de suas terras e locais de origem. Hoje, muito se fala e muito se publica sobre literatura palestina, embora ainda grande parte da imprensa mainstream ignore as consequências da Nakba.

Atualmente, os palestinos formam a segunda maior população refugiada do mundo, com 5,6 milhões de refugiados, segundo dados da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA). Cerca de 2 milhões vivem na Jordânia, 1 milhão entre Líbano e Síria, 1 milhão na Faixa de Gaza e 800 mil na Cisjordânia, enquanto outros milhares estão espalhados pelo mundo, assim como seus descendentes que não possuem o direito de retornar à sua terra de origem.

A situação palestina, no entanto, é pouco reconhecida no cenário internacional e muitos equívocos e pré-conceitos são amplamente disseminados a esse respeito. Através da difusão da literatura e do diálogo, a editora Tabla espera ajudar a elucidar e desmistificar a “questão Palestina”.

No nosso catálogo, você vai encontrar publicações como Dez mitos sobre Israel, do historiador israelense Ilan Pappe,  onde ele desafia a narrativa mainstream sobre as origens e a identidade contemporânea do Estado de Israel; e Gaza: terra da poesia, com a organização de Muhammad Taysir, uma coletânea com poemas de dezessete jovens autores de Gaza. Entre muitos outros!

Além disso, temos vários conteúdos sobre a Palestina aqui no nosso blog e nas nossas redes sociais, assim como debates e mesas de conversa no nosso canal do YouTube.

Se interessou? Confira a seleção que fizemos para você!

Mahmud Darwich, o poeta nacional da Palestina

Você já conhece as obras de Mahmud Darwich?

Mahmud Darwich foi um poeta e escritor árabe, considerado o poeta nacional da Palestina. Tantas vezes exilado, preso e refugiado, Darwich tinha forte engajamento político, sendo o autor da Declaração de Independência Palestina.

Na obra de Darwich, além da dor do exílio, a Palestina aparece como metáfora do “paraíso perdido”, nascimento e ressurreição. A potência de sua poesia se revela pela sinceridade de suas emoções e originalidade de suas imagens poéticas. Darwich faz uso do velho e do novo testamentos, da literatura clássica Árabe, da história da Arábia Islâmica e das mitologias grega e romana para construir suas metáforas.

Conheça as obras do poeta palestino publicadas pela Tabla: Onze astros, traduzido por Michel Sleiman; Da presença da ausência, traduzido por Safa Jubran; Memória para o esquecimento, com tradução de Marco Calil.

no nosso canal do YouTube 

Veja algumas lives especiais que fizemos em torno da Palestina:

  • Celebrando Mahmud Darwich

Uma conversa sobre a obra de Mahmud Darwich, sobre o contexto da produção literária e artística palestina e sobre o desafio de traduzir estas obras para o público brasileiro. Assista aqui:

Na mesma playlist, temos ainda uma segunda roda de conversa, desta vez sobre o contexto histórico e político que rodeia a obra deste importante autor. Veja aqui:

  • A mulher palestina: lutas e resistência

Da poesia de Fadwa Tuqan e da militância de Leila Khaled ao protagonismo das jovens Ahed Tamimi e Mona el-Kurd, as mulheres palestinas sempre desempenharam um papel central na resistência ao Estado de Israel e na luta pela libertação do povo palestino. Esta é uma conversa sobre a mulher palestina e suas diferentes lutas, da Nakba (1948) aos dias atuais. Veja a conversa aqui:

  • Literatura Infantil na Palestina

Para falar sobre nosso livro infantil Uma história inventada do começo ao fim, tivemos o prazer de receber Sonia Nimer, autora do livro, e Renad Qubbaj, diretora geral do Tamer Institute for Community Education. A mediação da mesa é de Laura Di Pietro, editora e co-fundadora da Tabla. Veja o papo completo aqui:

Ana Cartaxo apresenta o livro O pequeno lampião, de Ghassan Kanafani. Todos os anos, Kanafani escrevia e ilustrava um livro para Lamis, sua amada sobrinha. O pequeno lampião é um desses livros, presenteado a Lamis no seu oitavo aniversário. Veja aqui!

Assine nossa Newsletter